Dicas para evitar que seus e-mails caiam no spam

Você sabia que o e-mail, quando bem utilizado, pode ser uma estratégia muito importante para o seu mandato? Já mencionamos aqui que manter o contato com seus eleitores, além dos anos eleitorais, é imprescindível para uma campanha de sucesso. Por isso, o e-mail pode ser seu grande aliado para manter-se próximo do seu público.

Já era a ideia de que não se usa mais esse tipo de comunicação: pesquisas afirmam que 92% dos adultos presentes online utilizam e-mail, sendo que 61% deles utilizam diariamente. Em 2019, as s contas ativas de e-mails chegaram às 5,6 bilhões!

Agora que você já entendeu que esse é um bom meio de contato, resta entender como usá-lo da melhor forma possível. Não adianta mandar e-mails para seu público se eles vão direto para a caixa de spam, não é mesmo? Por isso, listamos aqui algumas maneiras de evitar que isso ocorra e te ajudar a ter mais chances de falar e ser ouvido e desenvolver um relacionamento mais duradouro com seus eleitores e potenciais eleitores. Confira!

Preste atenção no assunto do e-mail

O assunto de um e-mail é o primeiro contato imediato que o seu destinatário terá com a sua mensagem. Escrevê-lo de forma curta, objetiva e que seja relacionado ao conteúdo é uma boa forma de fazer com que o seu remetente dê uma chance maior ao seu e-mail.

O ideal é que o assunto tenha até 60 caracteres e despertem a curiosidade do leitor, mas esqueça a forma sensacionalista, o famoso click bait. Pense na mensagem que você quer passar com aquele e-mail e dê um título claro e simples.

Além disso, deixe claro na autoria do e-mail o nome do político. Receber mensagem de um nome conhecido dá mais credibilidade e confiança em quem o recebe. O ideal é deixar claro na autoria e no conteúdo que o responsável por aquela mensagem é o político.

Peça para marcar como conteúdo confiável

Se você já tem uma boa base de leads para enviar e-mails e detém um público fiel, peça que os destinatários marquem no e-mail a opção de “conteúdo confiável”. Quando seu público marca essa opção, ele afirma para os provedores que seu e-mail não é spam e pode ir direto para a caixa de entrada.

Essa atitude vai auxiliar a sua reputação com o provedor de e-mails e terá menos chance de mandar suas mensagens direto para o spam dos remetentes. Além de te auxiliar quando for mandar mensagem para leads novos.

Deixe visível a opção de descadastro

A opção de descadastro é muito importante em todos os e-mails que você envia para a sua base. Com essa opção, pessoas que não tem mais interesse em ler os seus e-mails poderão deixar de recebê-los antes que você se torne um inconveniente na caixa de entrada.

Uma pessoa que não tem interesse em sua mensagem, mas continua recebendo sem conseguir se descadastrar, pode começar a te marcar como spam para não receber mais e-mails. Outra possibilidade, é que o destinatário passe a deletar suas mensagens antes mesmo de abri-la. Essas ações não são boas para você, pois pode acabar manchando a sua imagem como provedor.

Uma vez que isso acontece, as pessoas que têm interesse nos seus e-mails também deixarão de recebê-los. Por isso, deixe sempre a opção de descadastro visível para todos.

Tem alguma outra dica para compartilhar conosco sobre outros jeitos de impedir que seu e-mail vire spam? Comenta aí embaixo!