O e-mail marketing na política

Um dos grandes dilemas de qualquer político e sua equipe, é como utilizar o e-mail marketing de forma efetiva e funcional.  A pergunta a se fazer é: como o e-mail marketing pode atuar na fidelização, ou até aquisição, de eleitores? Antes de respondê-la, vamos analisar a ferramenta em si.

Quando enxergamos de forma macro uma estratégia de marketing digital, podemos perceber que o e-mail marketing ainda tem demonstrado bons ROI’s (retorno sobre o investimento ou return on investiment, na sigla original). Apesar de ser considerado arcaico por alguns profissionais de comunicação, essa ferramenta tem conseguido taxas de leitura de até 60%, dependendo do segmento de atuação e da qualidade do banco de dados.

Além disso, o e-mail marketing é crucial na retenção ou fidelização do público. Um bom exemplo disso são os e-commerces de varejo, que segmentam os disparos de acordo com o histórico de compra dos consumidores. Dessa forma, o cliente recebe promoções que condizem com o seu perfil, aumentando significativamente as conversões.

No meio político, a atuação é um pouco diferente, já que não queremos vender produtos ou serviços. Entretanto, o conceito de fidelização pode ser utilizado da mesma forma, já que “vendemos” a atuação do político e sua preocupação com o eleitor. Nesse ponto, a segmentação de público é muito importante, para que o cidadão saiba que tem alguém trabalhando pelos interesses dele.

Para que uma estratégia de e-mail marketing tenha resultados satisfatórios, é preciso ter uma ferramenta confiável às mãos. Com o SGP, você tem diversas possibilidades de segmentação: por região, sexo, profissão, grupo social e até mesmo aniversário, caso você queira programar uma mensagem especial de felicitações para cada eleitor.

Resumindo, o e-mail marketing tem tudo para ser um dos seus principais canais de comunicação com a população. E para conferir como o SGP pode ajudar nisso, dê uma olhada em nossos planos ou teste grátis por 15 dias.

Eduardo Lyvio é CMO da Vizion, proprietária do SGP.
Possui MBA em Gestão e Marketing Digital pela ESPM.

email-marketing-para-politicos